Após nova rodada de negociações, Governo oferece 9% de reajuste aos servidores para maio deste ano

Servidor | 10 de março de 2023

Autor: Gecom Sinditamaraty

Governo deve formalizar proposta aos servidores federais nos próximos dias

O Sinditamaraty participou da 3ª rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente entre Governo e entidades representativas do serviço público federal, que ocorreu na tarde de hoje (10).

No início das discussões, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SEGRT-MGI), Sérgio Mendonça, colocou à mesa proposta de reajuste de 8,4% a partir de abril deste ano.

Segundo o secretário, a concessão desse percentual seria viabilizada por meio de Projeto de Lei - e não Medida Provisória - uma vez que ultrapassa o limite de despesa financeira da Lei Orçamentária Anual de 2023. Além da proposição do PL, o ajuste da despesa financeira demandaria um PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) a ser discutido na casa.

No entanto, as entidades presentes não consideraram a proposta razoável, visto que percentual superior foi aventado em outras reuniões, como os 9% para maio deste ano.

Após intensa discussão entre as lideranças sindicais e os representantes da SEGRT-MGI, foram apresentadas às entidades as duas opções de percentuais: 8,4% para abril e 9% para maio deste ano. As lideranças optaram, unânimes, pelo percentual de 9% para maio deste ano.

Segundo Sérgio Mendonça, a proposta formal com esse percentual será editada e encaminhada às entidades nos próximos dias.

A proposta de reajuste do auxílio alimentação se manteve (R$ 458,00 para R$ 658,00) e a expectativa é de que a formalização da proposta contemple a revogação da PEC 32 e a retomada das mesas setoriais.

Acompanhe nossos canais para mais informações! #recomposiçãojá #reajusteemeregencialjá