Notícias

Mesa Nacional de Negociação Permanente do Serviço Público Federal é reaberta após 7 anos

Servidor | 07 de fevereiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Compartilhe esta notícia:


O dia começou com entusiasmo entre as entidades representativas dos servidores públicos. Depois de sete anos inativa, foi reaberta, hoje (7), a Mesa Nacional de Negociação Permanente do Serviço Público Federal, importante instrumento de diálogo institucional entre o governo e as entidades.

 

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi a anfitriã do evento que reuniu representantes de fóruns e centrais sindicais, e outros seis ministros de pastas com interlocução direta às pautas dos servidores. 

 

Além de Dweck, participaram da solenidade de reabertura da Mesa: os ministros Camilo Santana, da Educação, Carlos Lupi, da Previdência Social, Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, Fernando Haddad, da Fazenda, Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Sérgio Mendonça, secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (MGI). 

 

Rudnei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), e Sérgio Ronaldo da Silva, representante do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, também compuseram a bancada da solenidade de reabertura. 

 

Ao longo de 14 anos, de 2003, quando a Mesa Nacional foi instituída, a 2016, foram realizados 175 acordos com as entidades representativas dos servidores federais que abrangeram a totalidade dos 1,2 milhão de servidores do executivo civil. “A Mesa Nacional é um instrumento importante na democratização do Estado e na democratização das relações de trabalho”, afirmou o secretário Sérgio Mendonça em seu discurso.

 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, aproveitou o momento para firmar compromisso com a categoria: “Estamos prontos para cumprir ordens. O que vocês determinarem no acordo, é ordem do Presidente da República para mim. É para pagar.”

 

Ainda durante a cerimônia, a ministra Esther Dweck assinou a minuta de decreto que trata da permanência de dirigentes com mandato classista na folha de pagamentos do Governo Federal, momento bastante celebrado pelas entidades presentes no evento. 

 

O presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, esteve na solenidade e declarou que a reabertura da Mesa é um avanço considerável, porém, os discursos devem ser colocados em prática: “Estamos cautelosamente otimistas com a sinalização dada durante a cerimônia, e esperamos que as declarações dadas, de valorização do serviço público e dos servidores, se traduzam em ações concretas.” 


Acesse a transmissão completa da solenidade no canal do YouTube do Ministério da Gestão e da Inovação: http://bit.ly/3ROXlbZ.