Junta econômica do Governo irá avaliar contraproposta dos servidores; devolutiva deve ocorrer até sexta-feira (3)

Servidor | 01 de março de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada ontem (28), o Governo Federal se comprometeu a discutir internamente a contraproposta apresentada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais a respeito do reajuste salarial emergencial.

O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT-MGI), Sérgio Mendonça, informou que a contraproposta dos servidores será avaliada pela junta econômica do Governo, composta pelos ministérios da Gestão e Inovação, Fazenda, Planejamento e a Casa Civil.

Em live realizada após a reunião, representantes das entidades ligadas ao Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasafe), declararam que foram reafirmadas ao Governo as condições de negociação divulgadas na contraproposta, bem como as perdas inflacionárias de 27%.

Além disso, também foi destacada durante a reunião a Campanha Salarial 2024. Segundo Moacir Lopes, representante da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), não há separação entre a discussão do reajuste emergencial e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. “Se não amarrarmos agora para o governo fazer esse aumento, corremos o risco de chegar em agosto e ficarmos sem essa definição”, argumentou Lopes.

Nova rodada da MNNP prevista para próximo dia 7

O Governo afirmou que estuda a possibilidade de apresentar proposta com novo percentual de reajuste até a próxima sexta-feira (3). A partir desta proposta, as entidades farão a análise e deliberação com suas bases para que uma decisão seja transmitida ao governo em nova reunião, agendada para a próxima terça-feira (7).

Acompanhe nossas redes para mais informações e mobilize-se pelo #ReajusteEmergencialJá!

Com informações da Fenasps