Notícias

Campanha pela recomposição salarial: últimas notícias sobre a ação conjunta entre entidades

Servidor | 01 de fevereiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Compartilhe esta notícia:


Ministro Carlos Lupi recebe Sinditamaraty e demais entidades para tratar das pautas de interesse dos servidores  


O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, recebeu, ontem (31), o Sinditamaraty e demais entidades representativas dos servidores do Executivo para tratar de pautas urgentes à categoria: a revogação do decreto 10.620/2021, que erroneamente regulamenta a PEC 103/2019 sobre os sistemas de previdência social e complementar, e a recomposição salarial. 

 

Lupi solicitou aos presentes o envio do documento que propõe a revogação do decreto - já entregue à equipe de transição do governo Lula - porém, desta vez, endereçado ao próprio ministro. Solicitou também ao secretário da pasta ligada ao tema que encaminhe o assunto à consultoria jurídica do Ministério, para que, a partir disso, ele possa levar à atenção do Presidente, com a devida fundamentação. 

 

O ministro ainda garantiu presença na reunião que instalará mesa de negociação permanente com as entidades representativas dos servidores na próxima terça-feira (7).

 

Segundo Ivana Vilela, presidente do conselho fiscal do Sinditamaraty e representante do sindicato na reunião, o ministro transmitiu disposição em fazer o necessário para alcançar o objetivo primordial, que é a recomposição salarial. “Ele reafirmou que os servidores públicos são a peça mais importante do Estado brasileiro, pois são justamente os que permitem que o Estado funcione e sirva ao cidadão”, ressaltou Vilela. 

 

Live marca o Dia Nacional da Mobilização pelo reajuste salarial


Ontem também (31), ocorreu a live que marcou o Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste Salarial dos Servidores Federais. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e contou com a participação, via transmissão cruzada, de mais de 50 entidades sindicais. 

 

Ao abrir o evento, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, destacou pontos tratados na reunião com os ministros Esther Dweck, da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, e Luiz Marinho, do Trabalho, ocorrida no último dia 30. Segundo Marques, na ocasião, os fóruns representativos dos servidores deixaram claro aos ministros presentes que a categoria não deve esperar mais tempo e que a necessidade de recomposição salarial é urgente e imediata: “Queremos que o governo mostre que veio não somente para dialogar, mas para resolver”, disse.

 

O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef), Sérgio Ronaldo da Silva, falou em nome de todas as entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), e destacou que a reivindicação prioritária e emergencial é o reajuste de 26,94% relativo às perdas salariais que ocorreram nos últimos anos, além da correção nos benefícios que também sofreram disparidade. 

 

Alexey van der Broocke, membro do conselho de gestão estratégica do Sinditamaraty e representante da entidade, ressaltou a importância da pauta da recomposição salarial, bem como a da defasagem de pessoal - que também é uma das pautas prioritárias do sindicato. “Há muito estamos submetidos a condições bastante difíceis, especialmente no que tange o desmonte do serviço público. Espero que o maior ganho pela experiência forjada seja começarmos a operacionalizar de forma ampla e conjunta as lutas pelas nossas necessidades”, declarou van der Broocke. 
 


Assista à transmissão completa em https://bit.ly/3RgKEq2.