Notícias

Saiba quais são as regras e como inscrever chapas para Diretoria e Conselho Fiscal do Sindy

Sindy Eleições | 02 de junho de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


As eleições do Sinditamaraty estão transcorrendo de acordo com o Edital. As inscrições de chapas para concorrer à Diretoria Executiva (DE) e ao Conselho Fiscal (CF) já estão abertas. É importante, no entanto, lembrar que as candidaturas para esses órgãos são diferentes das inscrições individuais, exclusivas para o Conselho de Gestão Estratégica (CGE).

Para a formação da DE e do CF, os candidatos precisam se organizar em chapas independentes, distintas e imparciais – portanto, uma para cada órgão. Independente do cargo, todos os candidatos(as) devem ser filiados ao Sindicato há pelo menos seis meses, além de estarem em dia com suas obrigações sociais. 

Tanto os membros eleitos para a Diretoria Executiva quanto os do Conselho Fiscal têm mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição. O biênio para essas eleições se estende de 2021 a 2023.

Composição e exigências estatutárias
Os artigos 31, 32 e 40 do Estatuto da entidade regem as composições das chapas. Em resumo, uma chapa para a DE deve ter candidatos(as) para os seguintes cargos: presidente; 1º Vice-Presidente; 2º Vice-Presidente e Diretor Financeiro. Todos devem morar no Brasil durante o tempo de gestão. 

No caso do Conselho Fiscal são necessários três membros por chapa, com admissão de candidaturas de filiados que estão no exterior. Só não podem concorrer ao CF, os filiados que mantenham relação de parentesco, até o terceiro grau civil em linha direta, consanguínea ou colateral, com candidatos a cargos da Diretoria Executiva. 

De acordo com o Edital, são inelegíveis para qualquer cargo na gestão do Sinditamaraty, os candidatos “que não prestaram contas ao Conselho Fiscal ou à Assembleia Geral no período em que foram gestores; que tenham contas rejeitadas por Assembleia Geral relativas ao período em que foram gestores; ou que tenham sido destituídos em mandato anterior ao pleito eleitoral”.

Requerimentos
As inscrições de chapas para as eleições 2021 estão sendo recebidas pela Comissão Eleitoral em formato PDF, por meio do e-mail comissaoeleitoral@sinditamaraty.org.br, entre os dias 31 de maio a 10 de junho (até as 17h, horário de Brasília). A ficha de inscrição está disponível no hotsite eleicoes.sinditamaraty.org.br e deve ser preenchida com todos os dados lá requisitados. 
 

 


Leia também:

Eleições 2021: saiba como se inscrever para o Conselho de Gestão Estratégica

Sinditamaraty promove primeira eleição 100% digital

Eleições 2021: Requerimentos de candidaturas já estão disponíveis

Divulgado o Edital do Processo Eleitoral do Sinditamaraty para o biênio 2021/2023

Eleições 2021: processo eleitoral obedecerá novo Estatuto do Sinditamaraty