Eleições 2021: saiba como se inscrever para o Conselho de Gestão Estratégica

Sindy Eleições | 07 de junho de 2021

Autor: Erika Braz

As eleições 2021 do Sinditamaraty elegerão, pela primeira vez, integrantes do Conselho de Gestão Estratégica (CGE). O órgão foi instituído pelo novo Estatuto da entidade, em vigor desde 8 de maio. Ele substituirá o atual Conselho Deliberativo (CD) e terá novas atribuições. Para se candidatar a uma das 8 vagas no CGE, o filiado precisa inscrever-se individualmente.

É preciso preencher a ficha de inscrição disponível no hotsite eleicoes.sinditamaraty.org.br – menu Documentos – e encaminhá-la, por e-mail, até o dia 10 de junho, às 17h, horário de Brasília. O endereço eletrônico é [email protected]. No título da mensagem, o assunto deve ser “Candidatura eleitoral”. No caso do Conselho de Gestão Estratégica também são aceitas candidaturas de filiados em exercício no exterior.

O Edital do Processo Eleitoral orienta claramente que devem constar, obrigatoriamente, nos formulários de inscrição o nome completo dos candidatos(as), a representação pretendida, o número do CPF, o número do PIS/PASEP (dado informado pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou aplicativo do Sistema Meu Gov.br), o endereço eletrônico e a assinatura do candidato(a).

Serão eleitos para o Conselho de Gestão Estratégica os dois candidatos mais votados de cada carreira. Portanto, dois assistentes de chancelaria, dois diplomatas, dois oficiais de chancelaria e dois servidores do PCC/PGPE. Eles cumprirão um mandato para o pleito 2021/2023, com possibilidade de reeleição, assim como a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal.

Funções do CGE
Entre as competências do CGE estão deliberar sobre as propostas da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e demais assuntos de interesse dos filiados; fiscalizar o cumprimento das decisões oriundas de qualquer órgão do Sindicato e encaminhar à Assembleia Geral as reivindicações da categoria, propostas de legislação, forma de organização, dissídio coletivo, paralisação ou greve.

O Conselho deverá administrar, ainda, questões relacionadas aos funcionários do Sindicato; definir proposta de crédito suplementar e autorizar a realização de despesas não previstas no orçamento; decidir sobre o ajuizamento de medidas judiciais ou extrajudiciais de interesse da categoria e zelar pela união e solidariedade de todos os servidores do Itamaraty.

INSCREVA-SE AQUI