Veja carta entregue ao ministro das Relações Exteriores em Nova York

Geral | 22 de setembro de 2016

Nova Iorque, 21 de setembro de 2016.

Senhor Ministro,

Primeiramente, considero de fundamental importância salientar que não somos sindicalistas profissionais, nem temos a pretensão de sê-lo. Este sindicato surgiu da necessidade das carreiras não-diplomáticas conseguirem algum tipo de interlocução em processos decisórios, especialmente aqueles que dizem respeito ao desenvolvimento e, até mesmo, à existência das próprias carreiras. Trata-se de um sindicato político apartidário, cujo objetivo é estabelecer um canal de interlocução entre a Administração do MRE, composta por uma única carreira, e os demais servidores do órgão.
Temos plena consciência de que sua assunção no cargo foi em meio ao caos instaurado por anos de má gestão administrativa. O mundo mudou, o Brasil mudou e o Itamaraty não. Em seu discurso por ocasião da transmissão de cargo, ao assumir formalmente o ministério, o senhor sinalizou que a valorização das carreiras do serviço exterior e a promoção de reforma modernizadora nos objetivos, métodos e técnicas de trabalho estariam em sua agenda de trabalho. São justamente esses os principais pleitos dos servidores hoje. A valorização das carreiras, entretanto, passa necessariamente pela adequação remuneratória, não sendo o salário um fim em si mesmo, mas parte integrante e indissociável do processo de reestruturação do Serviço Exterior Brasileiro - SEB.
No nosso entendimento, contudo, a questão remuneratória é a que deveria ser resolvida a curto prazo, especialmente quando temos duas, das três carreiras do SEB, recebendo os menores subsídios das carreiras típicas de Estado. Essa situação não está alinhada com a importância que o senhor pretende conferir ao Itamaraty: colocá-lo de volta ao núcleo central do governo. Essa é nossa demanda mais urgente, sem prejuízo dos demais pleitos de modernização e democratização das relações de trabalho no MRE.
Estamos abertos ao diálogo para a construção conjunta de alternativas e soluções para os problemas e desafios atualmente existentes no Itamaraty. Gostaríamos de contar com seu apoio.

SUELLEN PAZ
Presidente do Sinditamaraty