Vacinação contra gripe e sarampo: segunda etapa tem crianças e gestantes como público-alvo

Saúde | 06 de maio de 2022

Autor: Erika Braz

A Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo entrou na segunda fase, com novo público-alvo, incluindo crianças de até cinco anos e gestantes. A campanha é nacional e vai até 3 de junho. Apesar da mudança de grupo prioritário, os idosos (com 60 anos ou mais) que não se vacinaram na primeira etapa ainda podem procurar um posto de saúde e garantir a imunização.

Para receber a vacina da gripe, o público-alvo desta segunda fase é formado por: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já para receber a vacina contra o sarampo, o público desta nova fase são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Importância da vacinação
Em site direcionado à Campanha de Vacinação, o Ministério da Saúde ressalta que “a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe”.

A pasta também alerta: “O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade”.

Para se vacinar, basta procurar o posto de saúde mais próximo, portando a caderneta de vacinação. Qualquer dúvida, ligue para o número 136 (Ouvidoria SUS).