Uso de máscaras faciais não é mais obrigatório nas dependências do MRE

Geral | 18 de março de 2022

Autor: Erika Braz

Em consonância com o Decreto 43.072/2022 do Governo do Distrito Federal, o uso de máscaras de proteção facial não é mais obrigatório em locais abertos e fechados em território distrital. Portanto, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) também suspendeu a obrigatoriedade.

Segundo a pasta, aqueles que preferirem usar o item,  mesmo com o fim da obrigatoriedade, não terão nenhuma restrição para circular nas dependências do Itamaraty.

Para os escritórios regionais do MRE no Brasil, a instrução publicada na Bola do Dia é que sejam atendidas as determinações locais, a exemplo da SERE, em Brasília. Os estados e municípios têm autonomia para flexibilizar ou não as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Segurança
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que o fim do uso de máscaras de proteção facial deve seguir a situação epidemiológica de cada região. No entanto, a entidade sanitária ressalta que, em todo o mundo, houve aumento na média de casos de Covid-19 na última semana e que a pandemia ainda não acabou, sendo a máscara um instrumento importante na prevenção da doença.