Sindy realiza Festival de Curtas em homenagem ao Dia do Trabalhador

Geral | 30 de abril de 2018

Servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) vivenciaram um dia diferente nesta segunda-feira (30). O Sinditamaraty promoveu o “1º Cine Sindy – Festival de Curtas em homenagem ao Dia do Trabalhador”, comemorado amanhã (1º). "O evento teve por finalidade provocar uma reflexão sobre o trabalho, particularmente, no âmbito do Itamaraty, que ainda promove conceitos arcaicos nas relações profissionais. Como exemplo, cito o uso descontextualizado do conceito de hierarquia", explicou o presidente do sindicato, Ernando Neves.

Foram apresentadas quatro animações que suscitaram questionamentos acerca da criatividade, valorização do tempo, coisificação das pessoas e bem-estar. "Foi muito bom. É importante manter o pessoal unido, seja na luta, seja na reflexão, seja na diversão”, avaliou o oficial de chancelaria Eduardo Almeida.

Após a exibição, o presidente reiterou a atuação do Sindicato em defesa de um ambiente mais saudável e sustentável no Itamaraty e anunciou novas serviços que vem ao encontro dessa frente: acolhimento psicológico aos filiados e ginástica laboral. As atividades serão oferecidas a partir da primeira quinzena de maio.

O Cine Sindy será uma ação permanente. A ideia é proporcionar momentos de integração, distração e reflexão aos servidores.
Houve transmissão ao vivo do evento na página do Sindy no Facebook.

Entregas

O acolhimento psicológico é um processo que implica na escuta do servidor, reconhecer suas queixas no seu processo de saúde e adoecimento mental, físico, psíquico.

Já a ginástica laboral tem como objetivo ajudar a aliviar o estresse e prevenir doenças, como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Confira os vídeos exibidos:

1 - Alike
2 - A Casa de Pequenos Cubinhos
3 - O Emprego (El Empleo)
4 - Trabalho Interno