Sinditamaraty se reúne com SGAD para discutir engessamento de promoções no MRE

Importante | 03 de março de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Nesta sexta-feira (3), o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, se reuniu com a embaixadora Fátima Keiko Ishitani, Secretária de Gestão Administrativa (SGAD), e a Ministra Daniella Ortega de Paiva Menezes, nova chefe do Departamento do Serviço Exterior (DSE), para conversar sobre o cenário de engessamento das promoções no Itamaraty.

O Sindy expôs a agenda discutida com o Gabinete de Política Externa do governo de transição, em 2022, e deu foco à pauta das promoções de assistentes e oficiais de chancelaria. A previsão é que o quadro desses servidores enfrente um grave afunilamento, segundo estudos apresentados por Melo na reunião. O problema é similar ao entrave de promoções dos diplomatas, o que também foi discutido na reunião.

A embaixadora reconheceu a gravidade do problema, e indicou que o tema deve receber tratamento urgente na gestão do Ministério das Relações Exteriores. O Sinditamaraty demandou a regulamentação das vagas ociosas da instituição, condição sine qua non para evitar a estagnação nas carreiras dos servidores.

Para o Sindicato, é essencial destravar tais mecanismos de ascensão funcional e implementar uma política prática que solucione o engessamento nas promoções, bem como regularize o fluxo dos quadros do MRE.