SINDITAMARATY realiza assembleia e discute rumos da greve

Geral | 19 de setembro de 2016

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) realizou Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira (19). Na ocasião, a presidente do sindicato, Suellen Paz, disse que o corte do ponto dos servidores pode ser revertido por decisão da Justiça. A categoria deflagrou greve no último dia 22 de agosto e reivindica a equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado.Assembleia 16 09 18 3
O sindicato entrou com dissídio de greve no início de setembro contra práticas antissindicalistas e de intimidação aos grevistas e espera decisão do Superior Tribunal de Justiça. A ação pede anulação do boletim que divulgou o nome dos grevistas na intratec, a negociação da reposição das faltas e que o ministério não corte o ponto.
A presidente do SINDITAMARATY destacou ainda que práticas de intimidação não desmobilizarão o movimento. “O encerramento da greve será decidido coletivamente pela categoria”, disse. Durante assembleia, os servidores demonstram apoio e solidariedade à oficial de chancelaria Mariana Ximenez que sofreu intimidações por participar da greve.
As negociações salariais com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão começaram há um ano e meio, desde então o órgão encaminhou por diversas vezes a mesma proposta de reajuste de 27,9%, que considera apenas a inflação. O percentual foi rejeitado pela categoria em pelo menos três oportunidades.
Por Adriana de Araújo