SINDITAMARATY promove fórum de debate sobre assédio moral

Geral | 20 de setembro de 2016

O Sindicato Nacional do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) promoveu, nesta terça-feira (20), fórum de debate sobre assédio moral. Com o tema "vamos falar sobre o assédio moral", o evento teve por objetivo gerar reflexão sobre as consequências dessa prática no ambiente de trabalho.
Desde a deflagração da greve dos servidores do Itamaraty, no dia 22 de agosto, o SINDITAMARATY tem denunciado tentativas de intimidação dos servidores grevistas e práticas antissindicalistas. No início de setembro, o sindicato entrou com dissídio de greve contra essas medidas, pedindo a anulação do boletim que divulgou o nome dos grevistas na intratec e a negociação da reposição das faltas sem o corte do ponto.
No debate, a psicóloga e pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (CAEP- UnB) Fernanda Duarte fez uma explanação sobre as consequências do assédio moral e como a organização do trabalho na sociedade perpetua essa prática. “Se o assédio acontece, existe uma estrutura de trabalho que permite que isso aconteça. Onde há relações de poder, há possibilidade que isso aconteça”, mencionou.
Segundo a pesquisadora, a prática do assédio moral tem sido uma das principais causas de doenças do trabalho. “O assédio moral é comportamento abusivo, frequente e intencional, por meio de atitudes, gestos e palavras que ferem a integridade física e psíquica do indivíduo e geram a degradação do meio ambiente de trabalho”, explicou.
Ao responder perguntas dos servidores presentes, Duarte frisou a necessidade de denunciar a prática e buscar ajuda do sindicato e de outras instâncias que possam atuar em defesa do trabalhador como, por exemplo, o Ministério Público.
Assista o Fórum:
Vamos falar sobre o assédio moral?
Ouvidoria do Servidor
O SINDITAMARATY orienta aos filiados que, em caso de assédio moral, também denunciem à Ouvidoria do Servidor. Criada pela Secretaria de Relações de Trabalho do Serviço Público do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - SRT/MP, em 2003, a Ouvidoria do Servidor tem como função fazer a interlocução entre o servidor e a Administração Pública.
O Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP-UnB) é um espaço de escuta do sofrimento, voltado para mobilização do indivíduo e do coletivo de trabalho e para o desenvolvimento de ações políticas de transformação da organização do trabalho.
Por Adriana de Araújo