A presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito, participou nessa segunda-feira (15), de reunião realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que apresentou os resultados da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). O encontro reuniu representantes do MGI, dirigentes sindicais e autoridades.
Durante a reunião, foram destacados importantes marcos para a valorização das servidoras e dos servidores públicos, entre eles o envio ao Congresso Nacional do PL nº 1.893/2026, que regulamenta a Convenção nº 151 da OIT, e a retomada do diálogo institucional por meio da reinstalação da MNNP, que resultou na assinatura de 55 Termos de Acordo entre o governo e as entidades representativas dos trabalhadores.
Também foram apresentadas iniciativas voltadas à promoção da saúde, segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Entre elas, a reinstalação do Comitê de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (CASST) e a criação da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Público (CISSP), que fortalecem a participação dos servidores na construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
Outro destaque foi a instituição do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal (ECOA), iniciativa voltada à promoção de ambientes de trabalho mais respeitosos, inclusivos e livres de qualquer forma de violência, assédio ou discriminação.
Para o Sinditamaraty, a reunião reforça a importância da participação das entidades representativas nos espaços de diálogo com o governo federal e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à valorização, proteção e garantia de direitos das servidoras e dos servidores públicos.
“Apesar de termos um balanço de quatro anos de muito trabalho, negociação e entregas importantes, ainda há diversos pontos que precisam ser discutidos e aprimorados no serviço público. Um deles é a readequação salarial, pauta que vem sendo defendida pelo Sinditamaraty nas mesas nacionais e pela qual continuaremos atuando, para que possamos construir um serviço público e um Serviço Exterior Brasileiro cada vez mais qualificados, equitativos, plurais e democráticos”, afirmou a presidente do sindicato.


