NOTÍCIAS

Sinditamaraty participa de GT de Inovação e Segurança Jurídica

Sinditamaraty participa de GT de Inovação e Segurança Jurídica

O Sinditamaraty integrará, nos próximos meses, o Grupo de Trabalho (GT) de Inovação e Segurança Jurídica, iniciativa que reúne especialistas, lideranças de órgãos públicos, Tribunais de Contas e representantes do terceiro setor. O GT é resultado de uma parceria entre o Movimento Pessoas à Frente, a Fundação Tide Setubal e o Instituto Rui Barbosa (IRB) e tem como objetivo debater e formular recomendações que promovam um ambiente público mais inovador, seguro e com maior capacidade institucional para implementação de políticas públicas.

Para a presidente do sindicato, Gabriela Perfeito, o tema de inovação no serviço público é de especial interesse das servidoras e servidores do Itamaraty, já que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) lida, diariamente, com realidades muito diversas daquelas dos demais órgãos federais: "Inovar, no MRE, é imprescindível para que possamos superar barreiras na prestação de serviços, em especial para os mais de 5 milhões de cidadãos brasileiros que vivem fora do país”, ressaltou.

Além disso, o sindicato também tem como pauta a reformulação do Instituto Rio Branco, inserida no debate sobre a reforma da lei do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). A proposta busca ampliar a oferta de cursos de capacitação com foco em temas relacionados ao trabalho em postos no exterior, conciliando tecnologia, acessibilidade e inovação. “É necessário capacitar os servidores não apenas para as novas tecnologias, mas, também, para garantir acessibilidade, que da mesma forma integra o conceito de inovação”, reforçou a presidente.

Em novembro de 2024, no episódio 11, o Sindycast recebeu a presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, para um bate-papo sobre Conhecimento e Prática para a Transformação no Serviço Público. Se quiser saber mais sobre inovação, não deixe de conferir o programa.

 

Abertura do GT
A abertura do Grupo de Trabalho foi realizada no dia 19 de agosto e além da participação do sindicato, contou com a presença do Secretário Extraordinário para Transformação do Estado no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Francisco Gaetani, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia.

Entre agosto e novembro de 2025, serão realizados oito encontros, sendo sete remotos e um presencial, com foco na elaboração de propostas a serem apresentadas ao governo federal. Nas próximas reuniões, serão discutidos os temas: caminhos para a inovação no setor público; marcos legais da segurança jurídica; e políticas públicas melhores e sob controle.