Notícias

Sinditamaraty parabeniza nomeação de Mauro Vieira para Ministro das Relações Exteriores

Nota do Sinditamaraty | 12 de dezembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – Sinditamaraty parabeniza a indicação do embaixador Mauro Vieira como novo chanceler do Itamaraty. O anúncio foi realizado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (9).


Desde 2018, o diplomata de carreira é chefe da Embaixada da Croácia, porém atuou no cargo de Ministro do Estado das Relações Exteriores no governo Dilma Rousseff (PT), antes do impeachment, em 2016. Em seguida, Mauro trabalhou como representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) até 2020.

 

O embaixador ingressou no MRE em 1973 e ocupou cargos de destaque como: assessor do Secretário-Geral; assessor de ministro das Relações Exteriores; chefe de Gabinete do secretário-geral; e chefe de Gabinete do ministro das Relações Exteriores. Além disso, foi embaixador em Buenos Aires, entre 2004 e 2010, e em Washington entre 2010 e 2014.

 

Com a divulgação dos nomes para os ministérios do próximo governo e a diplomação de Lula nesta segunda-feira (12), o Sinditamaraty reitera seu compromisso com o Estado de Direito e a democracia, e espera iniciar uma era de valorização dos servidores e aprimoramento do Serviço Exterior Brasileiro.   

 

Leia também como foi o encontro do Sindy com o gabinete de política externa do governo de transição: https://bit.ly/3Fll2Tl.