Sinditamaraty manifesta preocupação com declaração de chefia sobre trabalho presencial

Geral | 19 de dezembro de 2020

Em reportagem publicada nesta sexta-feira (18), o jornal O Globo afirma que o chefe de gabinete do ministro Ernesto Araújo cobrou a presença física de secretários no Ministério das Relações Exteriores (MRE), e que a “pandemia não é desculpa“. Por meio de ofício enviado ao ministro de Estado, o Sinditamaraty  manifestou profunda preocupação com a fala do chefe de gabinete.

O Sindicato lembrou que, assim como milhões de brasileiros, há nove meses, os servidores do MRE continuam trabalhando de suas casas e garantindo o funcionamento do Ministério no Brasil e nos mais de 200 postos no exterior. Portanto, sem prejuízo ao serviço público e à saúde deles próprios e de suas famílias.

“Para além das declarações do servidor, que constrangem e chocam a categoria, especialmente num momento em que os números da pandemia voltam a subir descontroladamente, a confissão de que todos os servidores do Gabinete estão trabalhando presencialmente demonstra que a Portaria nº 166/2020, que visa a proteção à saúde dos servidores e a redução dos riscos no ambiente de trabalho, tem sua aplicação relativizada. É preciso deixar claro que nem todos os servidores gozam das mesmas condições de trabalho que aqueles lotados no gabinete“, ressalta o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo, que assina o ofício.

Alerta

Também é importante lembrar que nem todos os espaços físicos do MRE e dos postos no exterior têm arquitetura  tão privilegiada como o gabinete ministerial.  “Há setores onde não há espaço físico para manter o distanciamento social entre os servidores, e muitas salas sequer dispõem de ventilação natural.  Tampouco há garantias da qualidade do ar que circula pelo sistema de ar-condicionado“, alerta o ofício do Sindicato.

Apesar da declaração do chefe de gabinete ministerial, o Sinditamaraty reconhece os esforços na condução do tema por parte dos atuais órgãos gestores na Secretaria de Estado, e no exterior, inclusive com o fechamento de Postos quando necessário, o que é louvável e digno de respeito em razão das novas ondas da pandemia em vários países.

Veja a íntegra do ofício