SINDITAMARATY encaminha ofício ao Ministério do Planejamento

Geral | 07 de outubro de 2016

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) enviou ofício, nesta sexta-feira (07), ao secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Augusto Chiba. No documento, o sindicato solicita audiência com as autoridades competentes do Governo Federal para negociar a compensação do serviço acumulado durante a greve da categoria que durou 44 dias.
O sindicato reivindicou também que o Ministério do Planejamento, em cumprimento à decisão do Superior Tribunal de Justiça, tome medidas para efetivar a devolução em folha suplementar dos valores descontados do contracheque dos servidores que aderiram ao movimento grevista, deflagrado no dia 22 de agosto.
Contexto
Duas semanas após o início da greve, o Itamaraty comunicou o lançamento de faltas para o servidor que não registrasse frequência, com o consequente desconto de salário. Para impedir o corte e assegurar o direito de greve dos servidores, o SINDITAMARATY ingressou com ação no STJ que determinou a suspensão por 30 dias do desconto no contracheque dos funcionários do Itamaraty. Apesar da liminar favorável concedida a categoria, a Administração descumpriu a ordem judicial.