Sinditamaraty defende ampla discussão de minuta de anteprojeto de lei

Geral | 07 de maio de 2018

O Sinditamaraty foi convocado, na última sexta-feira (4), para reunião na Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior Brasileiro na qual foi apresentada versão final de uma minuta de anteprojeto de lei do SEB. Na ocasião, o Sindicato alertou para a necessidade de uma discussão mais ampla na esfera do Itamaraty e solicitou extensão de prazo para construção de uma proposta conjunta.

O Sinditamaraty reforça que é favorável a qualquer iniciativa que vise à modernização do SEB. Entretanto, é fundamental que ocorra um debate técnico e abrangente no qual sejam consideradas as especificidades de todas as carreiras envolvidas.

#SindyPorTodos

Entenda:

13 de março 2017

Sinditamaraty é convidado pela Administração a apresentar sugestões para alterações da legislação das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro.

9 de maio de 2017

O Sindicato apresenta à Administração proposta de minuta de lei, resultado de um trabalho intenso e colaborativo que considerou dados da pesquisa “Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho no Itamaraty”, feita pela Universidade de Brasília (UnB), a pedido do Sinditamaraty. O texto ficou disponível para avaliação de todos os servidores do Ministério e levada à apreciação em assembleia ordinária e aprovada com mais de 92% dos votos.

16 de outubro de 2017

Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior apresenta a minuta de anteprojeto de lei.

17 outubro 2017

O Sinditamaraty abre consulta do texto da Administração para os filiados.

27 de outubro de 2017

Sinditamaraty protocola resposta à minuta de anteprojeto da Administração: documento, de 69 páginas, com considerações preliminares e quadro comparativo com a lei atual, proposta da Administração e posicionamento do Sindicato.

6 novembro 2017

O presidente do Sinditamaraty, Ernando Neves, reafirma a preocupação da entidade com o anteprojeto de lei do Serviço Exterior Brasileiro proposto pela Administração do MRE. “Somos a favor da modernização da legislação, no entanto, a negociação é indispensável e deve ser feita de forma transparente”. E destaca pontos polêmicos em questão: a hierarquização entre as carreiras, a extinção da carreira de assistente de chancelaria, a dificuldade no fluxo de promoção e a distribuição desigual dos cargos comissionados, entre outros.

4 de maio de 2018

O Sinditamaraty é convocado para reunião na Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior Brasileiro na qual foi apresentada versão final de uma minuta de anteprojeto de lei do SEB. Na ocasião, o Sindicato alerta para a necessidade de uma discussão mais ampla na esfera do Itamaraty e solicitou extensão de prazo para construção de uma proposta conjunta.