Notícias

Sinditamaraty cria oficialmente a Comissão Permanente de Estudos Técnicos 

Institucional | 25 de maio de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Ao longo dos 11 anos de existência, o Sinditamaraty já precisou reunir alguns filiados dispostos a contribuir com estudos e debates técnicos, de forma a auxiliar o Sindicato na tomada de decisões, na formulação de pautas, entre outros caminhos traçados pela entidade. Ocorre que esses grupos não eram oficiais, tão pouco estatutários. Agora, passarão a ser. 

O novo Estatuto do Sindicato, no artigo 89, instituí a Comissão Permanente de Estudos Técnicos do Sinditamaraty (CPET). Uma instância de assessoramento, produção de estudos e pesquisas, que contará com dez servidores filiados como integrantes. Todos serão nomeados pelo Conselho de Gestão Estratégica (CGE), depois de ouvida a Diretoria Executiva. 

De acordo com a norma, os membros desta Comissão deverão ter “especialização, habilidades, conhecimentos e experiência funcional em matérias de interesse da categoria, quando demandada por algum dos órgãos do Sinditamaraty”.

Para funcionar organizadamente, a Comissão Permanente de Estudos Técnicos terá um coordenador-geral escolhido pelos demais membros na primeira reunião do grupo. A coordenação deverá agendar as reuniões e apresentar aos órgãos do Sinditamaraty as conclusões dos trabalhos, mediante pareceres, relatórios ou notas técnicas. 

Importância comprovada
A oficialização do grupo técnico especializado, na modernização do Estatuto, comprovou a importância desse tipo de colaboração para as gestões do Sindicato. A última Comissão formada, por exemplo, foi a da Reforma Administrativa, composta por filiados que, voluntariamente, se doaram ao tema, estudando, debatendo e formulando a minuta que se tornou a posição formal da entidade sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. 

O então chamado “Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa” atua desde 2020.

Conheça outras mudanças estatutárias


Leia também:

Processo de filiação ao Sinditamaraty foi modernizado pelo novo Estatuto

Eleições 2021: processo eleitoral obedecerá novo Estatuto do Sinditamaraty 

Novo Estatuto do Sinditamaraty modifica Conselho Fiscal

O que muda na Diretoria Executiva do Sindy com o novo Estatuto 

Novo Estatuto: Conselho Deliberativo passa a ser Conselho de Gestão Estratégica

Novo Estatuto do Sinditamaraty já está em vigor