SINDITAMARATY comemora sete anos de muita luta

Geral | 14 de setembro de 2016

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério de Relações Exteriores (SINDITAMARATY) completa, nesta quarta-feira (14), sete anos de atuação em defesa de todos os servidores do Itamaraty, em meio à greve mais longa já deflagrada pela categoria. Para a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, o momento é muito simbólico e mostra a maturidade da entidade na luta sindical.

"Comemorar o sétimo aniversário em meio à greve é sinal de que há muito espaço para avançar na construção de um diálogo efetivo. A greve demonstra que nenhuma atitude concreta foi tomada, quer pelo planejamento, quer pela administração do MRE no sentido de oferecer uma saída, ainda que essa não contemplasse necessariamente a pauta remuneratória. Mas, demonstra também que a categoria atingiu um grau de coesão e consciência nunca antes experimentado. Isso, por si só é motivo suficiente para celebrar." , resumiu a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz.
História
Criado em 14 de setembro de 2009, com sede e foro em Brasília-DF, o SINDITAMARATY é uma entidade representativa de todos os servidores do Ministério das Relações Exteriores - MRE, prerrogativa ratificada por meio de carta sindical concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em julho de 2014.
Ao longo de sua existência, o Sindicato contribuiu para abrir novas perspectivas para os servidores do Itamaraty. Entre as conquistas desse período, pode-se destacar a garantia de que todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro recebam por subsídio.
O sindicato também é protagonista de importantes campanhas contra o assédio no serviço público e dialoga frequentemente sobre a adoção de medidas institucionais pelo MRE na prevenção e combate às práticas de assédio moral e a todas as formas de discriminação.
Comemoração
Para celebrar o 7º aniversário, o SINDITAMARATY reúne seus filiados e demais convidados no próximo domingo (18), em um almoço para comemorar as vitórias e reavivar ideais que motivaram a criação do Sindicato. Os ingressos estão à venda no escritório de apoio ao filiado no anexo I, do MRE, 1º subsolo.
Por Adriana de Araújo