NOTÍCIAS

Sinditamaraty assina acordo que garante 17,5% de reajuste no auxílio-alimentação e correção inflacionária de benefícios

A presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito, assinou, na manhã desta quinta-feira (6), o termo de acordo nº 01/2025 que garante reajuste de 17,5% no auxílio-alimentação das servidoras e dos servidores públicos federais.

Com o compromisso, firmado entre o governo federal e as entidades sindicais representativas da categoria, o valor do benefício passa de R$ 1.000,00 para R$ 1.175,00 a partir de 1º de dezembro deste ano. Além disso, o acordo prevê para o próximo ano a aplicação da diferença do IPCA acumulado entre dezembro deste ano e abril de 2026, condicionada à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Os benefícios do auxílio pré-escolar e a da assistência à saúde, também serão reajustados no ano que vem conforme a variação do IPCA referente ao período entre maio de 2024 e abril de 2026.

A proposta foi apresentada no último dia 22 de outubro, durante a última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Na mesma data, as entidades sindicais apresentaram contraproposta solicitando aumento de 35%, que não foi aceita.

O Sinditamaraty reafirma seu compromisso com a valorização das servidoras e servidores do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). “Esse acordo é um passo importante, mas ainda insuficiente. Não vamos deixar de lutar por um reajuste melhor até conseguirmos a equiparação desses benefícios com os valores pagos pelos demais poderes”, afirmou a presidente.