Sinditamaraty acompanha com preocupação a organização de evento de grande porte no MRE

Geral | 21 de outubro de 2020

Na próxima quinta-feira (22), está prevista para ocorrer na sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília, uma cerimônia em comemoração ao Dia do Diplomata. Evento que deve contar com público previsto de 250 pessoas, entre formandos, homenageados, familiares, autoridades, equipe de apoio, seguranças, imprensa, cerimonial, entre outros. Apesar de concordar com as homenagens à carreira de diplomata, o Sinditamaraty manifesta preocupação com a organização de um evento presencial de grande porte, uma vez que os casos e mortes por infecção da Covid-19 ainda não estão controlados no Brasil.

Para o Sindicato, tal evento coloca em risco a saúde e até mesmo a vida dos participantes. Sem contar com aqueles que não estarão no evento, mas terão contato posterior com os convidados. Tal preocupação foi manifestada em ofício enviado ao Secretário Geral do MRE, Otávio Brandelli.

“O Sinditamaraty requer à Vossa Excelência os esforços para determinar que todos os servidores observem os protocolos básicos e as medidas de proteção como uso obrigatório de máscaras, distanciamento mínimo, higienização e evitar o contato pessoal. (...) Além disso, solicita a criação de uma lista com identificação de todos os presentes, registro de celular, e-mail, para posterior contato e acompanhamento do estado de saúde dos servidores em caso de suspeita confirmação do Coronavírus (COVID-19) ”, alerta o ofício da entidade.

Agravante
O Sinditamaraty ressalta ainda que, está em vigor o Decreto nº 41.214/2020 do Governo do Distrito Federal, que proíbe a realização de eventos presenciais para um público superior a 100 pessoas.

Veja a íntegra do ofício assinado pelo presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo.