Notícias

Sindicato fortalecido: Comissão de Estudos Técnicos e Conselho Fiscal reúnem seus integrantes 

Institucional | 09 de setembro de 2021

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Duas reuniões marcaram esta quinta-feira (9) no Sinditamaraty. Os integrantes da Comissão Permanente de Estudos Técnicos (CPET) reuniram-se pela primeira vez. E os membros do Conselho Fiscal (CF) da entidade definiram como presidente do órgão para o biênio 2021/2023, o oficial de chancelaria Helder Pereira. 

Para Helder, o CF tem a missão de garantir o bom andamento das finanças do Sindicato, para que a entidade esteja fortalecida em suas lutas. “Este biênio é muito importante para o Sinditamaraty, por ter várias questões em jogo, como a Reforma Administrativa, por exemplo. Temos que ter fôlego financeiro, garantir que os recursos sejam bem geridos e que tenhamos meios de nos mobilizar para que consigamos proteger a nossa categoria”, destacou o presidente Helder Pereira.

Com a recente mudança no Estatuto do Sinditamaraty, o Conselho Fiscal passou a ter três conselheiros. Além do presidente Helder, o órgão é composto pela oficial de chancelaria Ivana Lima e pelo diplomata Mario Augusto Morato.

Comissão Permanente de Estudos Técnicos
Outra reunião do dia foi a inaugural da Comissão Permanente de Estudos Técnicos, que teve como objetivo apresentar os membros uns aos outros. Os integrantes estão lotados no Brasil e no exterior e foram selecionados por critérios curriculares no dia 24 de agosto. 

Formada por integrantes das quatro carreiras de servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), cabe à Comissão elaborar estudos e análises técnicas para o Sinditamaraty com intuito de apoiar o Conselho de Gestão Estratégica (CGE) e a Diretora Executiva (DE) da entidade na tomada de decisões.  

A CPET recebeu as boas-vindas do secretário-geral do CGE, Alexey van der Broocke. “Nós vamos precisar muito da CPET. Vocês que vieram de forma voluntária e têm um papel muito importante para o Sindicato. O Conselho está a inteiro dispor de vocês para qualquer razão. Essa integração é importante para que a gente construa um bloco coeso na defesa de todos”, cumprimentou. 

Integram a Comissão Permanente de Estudos Técnicos os assistentes de chancelaria Marcos Gutemberg e Lilia Aragão; os diplomatas Vanessa Faria, Felipe Heimburger e João André Oliveira; os oficiais de chancelaria Evaristo Nunes, Haríolo Araújo e Soraya Castilho e os servidores do PCC/PGPE Hosana Ferreira e Liliane Gomes.

Na próxima reunião da CPET, o grupo deve eleger um coordenador. As pautas a serem analisadas por eles serão estabelecidas pelo CGE e pela Diretoria Executiva.

 


Leia também:

Sinditamaraty define integrantes da Comissão Permanente de Estudos Técnicos (CPET)

Conheça a trajetória dos novos integrantes do Conselho Fiscal