NOTÍCIAS

SG recebe ADB Sindical e Sinditamaraty. Em pauta: remoções, diárias, auxílio-moradia e banco de horas

SG recebe ADB Sindical e Sinditamaraty. Em pauta: remoções, diárias, auxílio-moradia e banco de horas

A secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, atendeu ao pedido de audiência da bancada sindical do MRE e recebeu representantes das entidades para tratar de temas como contingenciamento orçamentário, cronograma de remoções, banco de horas, auxílio-moradia e diárias. A reunião ocorreu na segunda-feira (21) e contou com a presença do Secretário de Gestão Administrativa, embaixador Denis Fontes de Souza Pinto.

Durante o encontro, a Administração informou a previsão de liberação de recursos para o MRE até 31 de agosto, o que tornará possível iniciar a
publicação das portarias do atual plano de remoção. Ainda neste ano, a Administração pretende lançar um novo mecanismo de remoções, com partidas distribuídas ao longo de 2026. Essa solução inspira-se na solicitação, por parte das entidades sindicais, de prazos mais amplos entre a portaria de remoção e a partida.

O auxílio-moradia no exterior, referente ao mês de julho, deverá ser pago até final do mês. Também não deve haver atraso no pagamento de salários de contratados locais.

A Administração comunicou que os pagamentos de diárias serão regularizados em breve. Futuras viagens serão autorizadas apenas em casos essenciais, com prioridade para a participação, no caso dos eventos no exterior, para servidores já lotados nos postos ou, alternativamente, por meio de reuniões virtuais.

Os representantes sindicais reiteram o pleito por novas regras de compensação de horas extras e a implementação do banco de horas. A Administração assumiu o compromisso de apresentar uma proposta em breve.

Discutiu-se também a situação dos recursos destinados ao Itamaraty, cuja participação no orçamento federal representa apenas 0,08%. A bancada sindical e a Administração reconheceram a importância do trabalho parlamentar nesse sentido e decidiram marcar novo encontro para definir estratégias de articulação no Congresso Nacional.