Servidores no Brasil e no exterior participam de Assembleia Geral

Geral | 10 de junho de 2016

Servidores no Brasil e no exterior paralisaram suas atividades para participar de Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), nesta quinta-feira (10), entre 11h e 13h, horário de Brasília, e discutiram ações de mobilização para sensibilizar o ministro de Estado, José Serra, a receber representantes do sindicato e dar encaminhamento a pauta de reivindicações da categoria.

O sindicato abrirá votação, online, das propostas de mobilização apresentadas pelos servidores no Brasil e no exterior disponível a partir de 8h, horário de Brasília, deste sábado (11), até às 17h, horário de Brasília, da segunda-feira (13). Para votar é necessário fazer log in no site do SINDITAMARATY http://www.sinditamaraty.org.br/filiados.

Durante a assembleia a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, apresentou um resumo da reunião com o secretário geral, Marcos Galvão, quando o sindicato defendeu a necessidade de se traçar um plano estratégico de médio-longo prazo, para estabelecer política de gestão de pessoas para o Ministério das Relações Exteriores, além de se avançar nos itens da pauta.

Suellen também falou da importância de tornar a gestão do ministério mais colaborativa. “Todas as carreiras precisam ser consideradas no processo decisório. Do contrário teremos sempre uma única perspectiva sobre um órgão que é muito plural”, disse.

Para o presidente do Conselho Deliberativo, Rafael Andrade, a falta de resposta por parte da administração exige postura firme do sindicato. “Temos que demonstrar a nossa força tanto na mesa de diálogo como fizemos ao apresentar proposta de restruturação salarial, quanto na mobilização”, explicou. Opinião compartilhada por Suellen Paz que relembrou que “no ano passado o ministério abriu uma mesa de diálogo com o sindicato, via Comissão de Administração. Contudo, não houve retorno aos pleitos da categoria”.

MG 8923
A secretária-geral do SINDITAMARATY, Wanda Mello, conclamou os filiados a serem mais participativos. “É necessário está inteirado do que está acontecendo, participar da assembleia. Mobilização não é somente fazer greve”, destacou.

Por Adriana de Araújo

Apresentação Assembleia Geral