Servidores do Itamaraty votam indicativo de greve

Geral | 02 de agosto de 2016

Após Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), nesta terça- feira (02) com auditório lotado, categoria vota indicativo de greve para pressionar governo federal a negociar reivindicações dos servidores. A votação foi convocada em razão do fracasso das negociações do reajuste e reenquadramento salarial, iniciadas em abril de 2015, com o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão.
Na última semana de julho, a categoria votou favoravelmente ao reajuste salarial de 10,8%, para janeiro de 2017, com a condição de que houvesse um comprometimento em discutir e aplicar o reenquadramento salarial que equipare o serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado já em 2018. Em resposta, o Planejamento convocou o sindicato para uma reunião, na tarde do dia 28, e informou que não poderia firmar o acordo com a vinculação ao reenquadramento e nem admitir, em princípio, que estava de acordo com a medida.
Como falou a presidente do SINDITAMARATY, Suellen Paz, em assembleia, “o único compromisso possível para o Planejamento seria a inclusão de uma cláusula para formação de grupo de trabalho sem o estabelecimento de quaisquer condicionantes, ou seja, sem prazos e sem o compromisso de aprovação do estudo apresentado pelo sindicato. A assinatura do acordo restou assim prejudicada”.
Suellen explicou ainda que o cenário de negociação que já era complicado ficou ainda mais difícil diante de matérias propostas pelo legislativo. Entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, que estão na pauta de votação da Câmara dos

MG 8636

Deputados e trazem prejuízos para os servidores públicos. A PEC limita gastos da União com folha de pessoal à reposição inflacionária e pode resultar em congelamento de salários de até 20 anos e fim de concursos públicos. O governo federal também negocia no Congresso a aprovação de um texto substitutivo ao PLP 257, limitando a garantia do acordo salarial a gestão em que ele foi assinado e propondo a inclusão dos gastos com a contratação de terceirizados na folha de pagamento dos órgãos.“Com a contingência que se apresenta em razão da PEC 241 e do PLP 257 não vejo de forma positiva este desfecho. Se essa situação [reenquadramento] não for resolvida agora, não será resolvida nos próximos vinte exercícios financeiros se esse cenário se confirmar. Por isso precisamos levar adiante o quanto antes o pleito de reenquadramento, pois do contrário atenderíamos uma parte dos filiados apenas deixando a outra desassistida e sem perspectiva de solução”, disse.
Os servidores se reunirão em assembleia, na próxima sexta-feira (05), para deliberar sobre os próximos passos da mobilização após resultado da votação que será divulgado pelo SINDITAMARATY.
Como votar
A votação online estará disponível até 15h, horário de Brasília, da quinta- feira (04), por meio de link enviado por e- mail aos servidores. Caso não receba o link preencha este formulário e aguarde o envio do link de votação na tarde desta quarta-feira (03).
Assista a assembleia

Por Adriana de Araújo