Servidores do Itamaraty reivindicam audiência com o ministro Serra

Geral | 15 de setembro de 2016

Ao som de vuvuzelas, buzinas e apitos e caracterizados como estudantes, os servidores do Ministério das Relações Exteriores fizeram protesto no Palácio do Itamaraty, ao lado do gabinete do ministro José Serra. Em greve desde o dia 22 de agosto, os servidores reivindicaram que o ministro receba representantes do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) para tratar do pleito de equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiro às demais carreiras típicas de Estado.

Os servidores reclamam que o ministro recebe diversos segmentos que não tem nenhuma relação com a diplomacia, mas não recebe os servidores do órgão. Nesta semana, por exemplo, Serra recebeu estudantes da Fundação Armando Alvares Penteado. A categoria usou o mote para protestar, usando crachás com os dizeres“somos estudantes da FAAP” e  gritando palavras de ordem como “ministro, isso é humilhante! Não recebe os servidores, mas recebe estudante”.

As negociações para a recomposição salarial da categoria se iniciaram em março de 2015. O Ministério do Planejamento ofereceu, em diversas ocasiões, a proposta de reajuste de 27,9%, que seria dividida em três anos e passaria valer a partir de janeiro de 2017. As propostas, porém, foram rejeitadas pela categoria, pois o percentual não cobre a defasagem acumulada desde 2008.

Por Adriana de Araújo