Servidores do Itamaraty protestam durante Assembleia Geral da ONU

Geral | 21 de setembro de 2016

Em greve, servidores de postos em Nova York, Boston e Chicago fizeram protesto em frente ao hotel onde o presidente Michel Temer, que participa da Assembleia Geral das Nações Unidas nos Estados Unidos, estava em reunião com empresários americanos, na manhã desta quarta-feira (21). Eles pedem que o governo federal negocie, com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), o pleito da categoria em greve desde o dia 22 de agosto.Protesto EUA 2

Os servidores reivindicam a equiparação da remuneração do Serviço Exterior Brasileiros às demais carreiras típicas de Estado correlatas. No caso das carreiras de chancelaria, por exemplo, são pagos os menores subsídios de nível médio e de nível superior dentro das carreiras típicas de Estado, que incluem também servidores da Polícia Federal, do Tesouro Nacional e da Receita Federal, por exemplo. A greve tem adesão de servidores no Brasil e em 112 repartições diplomáticas pelo mundo.
O protesto também foi motivado pelo assédio moral dentro do Ministério das Relações Exteriores e a adoção de práticas antissindicalistas e de intimidação dos grevistas pelo Itamaraty.