Servidor público federal já pode enviar atestado médico por aplicativo de celular

Geral | 02 de outubro de 2020

O envio de atestado médico de servidores públicos federais por meio de um aplicativo já está valendo desde o dia 21 de setembro, quando a alternativa se tornou válida. Essa novidade tecnológica, além de facilitar a vida do servidor, também vai gerar economia aos cofres públicos. A União estima deixar de gastar R$ 27 milhões por ano com recebimento dos atestados via digital.

No app Sigepe Mobile, o servidor acessará a função Atestado Web. Também pelo aplicativo, serão feitos a análise do documento e o registro pelas unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). Um histórico dos atestados enviados estará disponível para consulta pelo servidor.

Segundo o Ministério da Economia, os R$ 27 milhões anuais deixarão de serem gastos por conta do tempo que o servidor leva para se deslocar até uma unidade de saúde, apresentar o atestado médico, digitalizar e cadastrar. Isso tudo dentro do horário de trabalho. Será uma economia de recursos e de tempo.

Como usar o app
Primeiro é preciso baixar ou atualizar o app Sigepe Mobile. No menu do aplicativo, escolha a opção Minha Saúde, em seguida clique em Atestado. Aparecerá um campo de informações a serem preenchidas e depois é só anexar a foto do atestado e concluir o envio.

O Ministério da Economia explica que, para atualizar o aplicativo é preciso um link que será enviado somente para os participantes do projeto piloto.

Segundo o Ministério da Economia, a partir de 22 de dezembro, todos os servidores federais terão acesso ao atestado web. Por enquanto, como dito, o acesso é apenas para aqueles que receberem o link, por fazerem parte da fase de testes.

Caso o servidor prefeira não enviar o atestado digitalmente, ele pode entregar o documento pessoalmente.