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Sams estreia novo site e destaca serviços disponíveis para os servidores

Servidor | 03 de novembro de 2021

Autor: Erika Braz

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O Setor de Assistência Médica e Social do Ministério das Relações Exteriores (Sams/MRE) está com um site novo. Por meio da Intratec, os servidores terão acesso a uma série de informações, além da oferta de cursos e serviços. Para conhecer, basta clicar no menu “Saúde e qualidade de vida no trabalho”, localizado na página inicial da plataforma do Itamaraty.
 
Essa restruturação faz parte de um projeto para ampliar a atuação do setor, identificando os pontos de maior vulnerabilidade na saúde e no bem-estar de cada servidor. O projeto de gestão e transformação governamental visa a aproximação com os servidores, com um olhar mais atento às peculiaridades do Serviço Exterior Brasileiro.
 
Na ocasião do lançamento do site, o Secretário-Geral do MRE, Fernando Magalhães, disse que o Itamaraty pode avançar com medidas adicionais para proteger e cuidar de saúde mental dos servidores. “Todos sabemos que os desafios inerentes ao serviço exterior podem expor-nos e a nossos familiares a situações de vulnerabilidade psíquica. Dentre esses desafios, chamam a atenção a necessidade de adaptação a diferentes ambientes, idiomas e culturas; o sentimento de desenraizamento motivado pela distância da pátria; a desestruturação das redes de auxílio e dos laços de afetividade; e o impacto das frequentes mudanças sobre aqueles que nos acompanham na missão de servir o Brasil ao redor do mundo.”
 
Novidades no Sams
Segundo o Setor de Assistência Médica e Social, desde que os ambulatórios do Sams foram desativados há 10 anos, por ordem do então Ministério do Planejamento, os serviços ficaram focados em perícia, como a homologação de atestados, por exemplo, e ações de promoção à saúde. Ocorre que, infelizmente, o público deixou de conhecer os serviços prestados pelo Sams e os eventos produzidos pelo setor, que está aberto, inclusive, a sugestão de temas e trabalhos que possam acolher ainda mais as demandas do servidor.
 
Com o reposicionamento, o setor pretende mostrar os inúmeros serviços que estão à disposição dos servidores. Atualmente, os destaques são a capacitação de gestão emocional para o acolhimento das pessoas, que está em produção e será voltada para aqueles que fazem ou farão ao atendimento consular; o curso de primeiros socorros para saúde mental; material sobre a comunicação não violenta; atualização das informações sobre a saúde do servidor removido; o programa de educação para preparação para aposentadoria; meditação online; o calendário de ações com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no Ambiente de Trabalho (Cpadis); entre outros.
 
Além dessas práticas, o Sams prepara a primeira pesquisa feita pelo Itamaraty sobre a qualidade de vida no trabalho - no âmbito do projeto de gestão e transformação governamental. “Receberemos, em nossas caixas de e-mail, um questionário preparado em colaboração com o Ministério da Economia. As respostas, voluntárias e anônimas, contribuirão para que o MRE disponha de mais dados sobre os principais problemas que afetam o bem-estar dos servidores e, assim, possa elaborar ações e estratégias para mitigá-los”, explicou o secretário Fernando Simas.
 
O Sinditamaraty é parceiro do Sams na divulgação de cursos e eventos que possam, de fato, contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar dos servidores.