Notícias

Saiu na Bola: não é possível baixar programa do IRPF nos computadores do MRE; veja outras opções

Saiu na Bola | 08 de abril de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


Pedidos de autorização para instalação do programa Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF 2022) nas estações de trabalho do Ministério das Relações Exteriores estão sendo negados por motivos de segurança. A Central de Atendimento (CAT) explica que a negativa visa “preservar dados pessoais dos usuários dos sistemas do Itamaraty”.
 
Segundo a CAT, ainda é possível utilizar a opção de preenchimento on-line para declarar o IRPF no site da Receita Federal. A exigência é que o servidor tenha uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
 
Aprenda a conseguir os selos ouro e prata da conta gov.br
 
Além do programa para declarar o IRPF, o contribuinte pode preencher e enviar a declaração direto pela internet. Há também a opção de preenchimento via aplicativo disponível para celulares e tablets. O app pode ser encontrado no App Store ou Google Play.
 
A instalação do programa só é a única opção para contribuintes que receberam rendimentos ou realizaram pagamentos superiores a 5 milhões de reais.
 
O prazo para envio da Declaração do IRPF foi prorrogado até 31 de maio de 2022.
 
Comprovantes de Rendimentos
Os comprovantes de rendimentos de servidores lotados no exterior, relativos ao Ano-Calendário de 2021, estão disponíveis na Diplopedia. A Divisão de Pagamentos do (DPAG) informou que o documento está no verbete “Imposto de Renda”.
 
Aqueles que têm remuneração no exterior devem acessar o seguinte caminho: Intratec > Sistemas > IRPF. Para casos de diárias no exterior, o caminho também é: Intratec > Sistemas > IRPF.
 
Para servidores com remuneração e diárias no Brasil, os comprovantes estão disponíveis no site ou no aplicativo SouGov.br.
 
Casos específicos
Servidores do Instituto Rio Branco (IRBr), da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e de todas as unidades geridas pelo Departamento de Serviço no Exterior (DSE) devem solicitar os comprovantes de renda diretamente com esses setores e instituições.
 
A DPAG destaca que em casos de dúvidas e dificuldades de acesso à seção "IRPF" da Intratec, os servidores devem enviar e-mail para [email protected].
 
Despesas médicas
Para emissão dos comprovantes de reembolsos de despesas médicas é preciso acessar a página da seguradora Allianz https://my.allianzcare.com/myhealth e seguir o seguinte caminho: Login > My Claims > View Your Claims Summary Document. Se precisar contatar a Allianz, ligue para 0800 882 1545 (Brasil).
 
Informações sobre opções de preenchimento da declaração IRPF 2022 estão disponíveis aqui
 



Leia também:
 
Informações sobre os rendimentos já estão disponíveis para a Declaração do Imposto de Renda 2022