Notícias

Saiu Na Bola: Itamaraty celebra 40 anos de cooperação em ciência e tecnologia entre Brasil e China

Saiu na Bola | 11 de novembro de 2022

Autor: Luana Lima

Compartilhe esta notícia:


Na última quinta-feira (10), o Departamento de China, Mongólia e Mecanismos Bilaterais e Regionais, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), promoveu um seminário para comemorar o aniversário de 40 anos do Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia entre Brasil e China.


O encontro de autoridades e pesquisadores da área aconteceu no auditório do Instituto Rio Branco e durou cerca de 2h30, com a programação dividida em dois momentos principais: o primeiro, com foco no tema “o CBERS e o Centro Brasil-China de Energia e Mudança Climática”, e o segundo a respeito de “infraestruturas de pesquisa e o futuro da cooperação Brasil-China: do acelerador de partículas à computação quântica”.
 

O embaixador da China no Brasil, Jin Hongjun, deu início ao evento explicando que a União entre os países é fundamental para explorar ciência, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento dessas potências. Hongjun destacou ainda a importância da cooperação para as áreas de agricultura moderna, economia digital e biotecnologia, por exemplo.
 

Em complemento, Bernardo Milano, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTI, afirmou que “Brasil e China são os maiores países em desenvolvimento no Ocidente e no Oriente. A construção do conhecimento em conjunto é o que irá fortalecer a relação entre esses países nas próximas quatro décadas”.
 

O evento foi realizado com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Ministério de Ciência e Tecnologia da China, Fundação Alexandre de Gusmão e Instituto Rio Branco.
 

O seminário, transmitido pelo canal do Itamaraty no YouTube, pode ser acessado pelo seguinte link: https://bit.ly/3hB2Flq.