Notícias

Saiu na Bola: cuidado com ataques virtuais via e-mail institucional

Geral | 05 de janeiro de 2021

Autor: Sinditamaraty

Compartilhe esta notícia:


Feed 3

O Sinditamaraty reforça um alerta publicado pela Coordenação-Geral de Segurança da Informação (CGSI), na Bola do Dia, sobre ataques de “phishing”, aqueles e-mails que contêm links e anexos maliciosos.

A CGSI destaca que foram verificados ataques virtuais deste tipo contra as redes do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Coordenação lembra “que nenhuma unidade do MRE solicita aos usuários por correio eletrônico o fornecimento de senhas ou dados protegidos”.

Segundo o alerta da CGSI, os remetentes destes e-mails usam endereços eletrônicos do próprio Itamaraty e de outros órgãos que geralmente não causariam desconfiança nos usuários. “Por essa razão, roga-se atenção redobrada não apenas à credibilidade do endereço do remetente, dos links e anexos contidos na mensagem, mas também ao contexto de seu envio. Recomenda-se confirmar a veracidade da comunicação antes de abrir links e anexos encaminhados por e-mails não aguardados”, reforça a Coordenação-Geral de Segurança da Informação.

Em seu alerta na Bola do Dia, a CGSI pede ainda que os servidores não usem e-mails institucionais do MRE para compras on-line. Isso aumenta ainda mais a chance de ataque virtual.

Atenção!
Mensagens suspeitas devem ser encaminhadas para [email protected] para eventual bloqueio do remetente. Os usuários que clicarem em links maliciosos enviados por correio eletrônico terão suas contas bloqueadas para perícia técnica.