Saiu na Bola: Comprovante de Rendimentos - Imposto de Renda 2021

Saiu na Bola | 09 de março de 2021

Autor: Erika Braz

A Divisão de Pagamentos (DPAG) do Itamaraty publicou na Bola do Dia subsídios sobre os comprovantes de rendimentos do Imposto de Renda 2021. As informações para a Declaração do IR ano base 2020 estão na Diplopédia.

Segundo a DPAG, os comprovantes de valores recebidos por unidades gestoras, que não o Departamento do Serviço Exterior (DSE), deverão ser solicitados, diretamente, às entidades pertinentes. No caso de dúvidas no acesso à seção "IRPF" da Intratec, é recomendado contatar o CAT, pelo e-mail [email protected].

De acordo com a Portaria 73/2015-MP, a impressão de comprovantes de rendimentos foi descontinuada. O acesso aos documentos do IR é de responsabilidade exclusiva dos servidores, aposentados e pensionistas.

Como obter os documentos
Os comprovantes de rendimentos relativos ao Ano-Calendário de 2020 podem ser obtidos pelos seguintes meios:

(I) remuneração no exterior: Intratec > Sistemas > IRPF (a partir de 1º de março);

(II) diárias no exterior: Intratec > Sistemas > IRPF (a partir de 1º de março);

(III) remuneração no Brasil: Portal/App SIGEPE/SIGAC (a partir de 25 de fevereiro);

(IV) diárias no Brasil: Portal/App SIGEPE/SIGAC (a partir de 25 de fevereiro).

Outras instruções
Também estão disponíveis, no verbete “SIGEPE” da Diplopédia, instruções gerais para acesso ao SIGEPE/SIGAC. Pedidos de desbloqueio do acesso ao portal devem ser encaminhados aos endereços [email protected], no caso de servidores ativos. Para aposentados, pensão civil e falecidos o e-mail é [email protected].

Os comprovantes de reembolsos de despesas médicas poderão ser obtidos na página da seguradora Allianz (https://my.allianzcare.com/myhealth), por meio do caminho "Login" → "Claims" → "Claims Summary" ("Login" → "Meus pedidos de reembolso" → "Resumo dos pedidos de Reembolso", na versão em português).

Caso o interessado não possua ou não se recorde de seu nome de usuário e/ou senha, deve contatar diretamente os representantes da empresa por meio dos telefones 0800 882-1545 ou 00 xx 353 1 645 4010 (ligação internacional).