Saiu na Bola: como acessar o comprovante de rendimentos IR 2021

Saiu na Bola | 07 de maio de 2021

Autor: Erika Braz

Você que ainda não fez a declaração do Imposto de Renda 2021, atenção! A Divisão de Pagamentos do Ministério das Relações Exteriores (DPAG/MRE) informou, por meio da Bola do Dia, que os comprovantes de rendimentos referentes ao ano de 2020 estão disponíveis na Diplopédia, no verbete “Imposto de Renda”.

Importante informação sobre o prazo: a declaração do IR deste ano tinha entrega definida até 30 de abril, entretanto, por causa da pandemia do coronavírus, a Receita Federal decidiu estender o prazo para 31 de maio.

Segundo a DPAG, na Diplopédia os servidores encontram todas as informações sobre a declaração anual do Imposto de Renda. No entanto, quem tiver dúvidas pode saná-las por meio do e-mail: [email protected]. “A impressão de comprovantes de rendimentos foi descontinuada pelo então Ministério do Planejamento. O acesso aos documentos é de responsabilidade exclusiva dos servidores, aposentados e pensionistas”, alerta a Divisão.

Passo a Passo para acessar o comprovante
Os comprovantes de rendimentos podem ser obtidos pelos seguintes meios:

(I) remuneração no exterior: Intratec > Sistemas > IRPF;

(II) diárias no exterior: Intratec > Sistemas > IRPF;

(III) remuneração no Brasil: Portal/App SIGEPE/SIGAC;

(IV) diárias no Brasil: Portal/App SIGEPE/SIGAC.

Outras informações
A DPAG esclarece que os comprovantes de valores recebidos por unidades gestoras fora do Departamento de Serviço Exterior (DSE), como, por exemplo, o Instituto Rio Branco e a Fundação Alexandre de Gusmão, precisam ser solicitados diretamente com as entidades.

De acordo com a Divisão de Pagamento, no verbete “SIGEPE” da Diplopédia, constam instruções gerais para acesso ao SIGEPE/SIGAC. Os pedidos de desbloqueio do acesso ao portal devem ser encaminhados para [email protected], no caso de servidores ativos, ou para [email protected], no caso de aposentados e pensionistas.

Despesas médicas
Os comprovantes para pedido de reembolsos de despesas médicas são de responsabilidade da seguradora Allianz. Para acessá-los, o servidor deve fazer o login no site, clicar em “Meus pedidos de reembolso” e depois em "Resumo dos pedidos de Reembolso". A Allianz também atende pelos telefones 0800 882-1545 ou 00 xx 353 1 645 4010 (ligação internacional).