Notícias

Remoção: Divisão de Saúde convida servidores para ciclos de palestras preparatórias

Saúde | 27 de abril de 2022

Autor: Erika Braz

Compartilhe esta notícia:


A Divisão de Saúde e Segurança do Servidor do Ministério das Relações Exteriores (DSS/MRE), antigo SAMS, está realizando um ciclo de palestras sobre as dificuldades da vida do expatriado e os impactos da remoção sobre o trabalho, a família e a saúde mental dos servidores.
 
A próxima palestra on-line será nesta quinta-feira (28), das 12h às 13h. O tema “Desafios para a vida de removidos e como superá-los” será abordado pela psicóloga Marina Alves Lemos, mestre em Gestão de Riscos e Desastres pela Kington University de Londres. Servidores interessados, bem como os familiares, podem inscrever-se pelo e-mail [email protected] ou acessar aqui.
 
Os palestrantes deste ciclo são estudiosos sobre os efeitos da migração e especialistas no atendimento clínico de expatriados.
 
Programação
De acordo com a programação, no dia 26 de maio, o tema será “Bem-estar, saúde e trabalho na remoção”, com o psicólogo Fernando Vieira Machado. Fernando é pesquisador do Business Innovation Center em Massachusetts, EUA, mestre em Relações Internacionais pela UnB e doutorando em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás.
 
Para finalizar, no dia 9 de junho, ocorrerá o Programa de orientação psicológica para remoção ou missão no exterior, com a psicóloga Juliana Frois, especialista em Gestão de Pessoas. Neste caso, serão disponibilizadas vagas de atendimento para aqueles que estejam inscritos no plano de remoção, com objetivo de dar suporte emocional durante o processo de mudança para o novo país. As vagas de atendimento são limitadas. Interessados devem solicitar agendamento pelo e-mail [email protected].
 
Eventos gravados
Segundo a divisão, todas as palestras serão gravadas e ficarão disponíveis no portal de Saúde do Servidor, na Intratec, para aqueles que não conseguirem assistir ao vivo. Lá é possível conferir a palestra que ocorreu no dia 30 de março, com o tema “Umbigo: Ressignificando a vida de expatriada”, com a escritora Lilia Lustosa.