Relator da Reforma Administrativa apresenta novo texto substitutivo
Reforma Administrativa | 22 de setembro de 2021Autor: Erika Braz
A quarta versão do texto da Reforma Administrativa acaba de ser apresentada pelo deputado Arthur Maia (DEM-BA), relator da matéria na Comissão Especial. As discussões em torno do novo texto podem ser retomadas ainda nesta quarta-feira (22), em sessão virtual.
Em seu voto, o relator destacou novas alterações nas regras de avaliação de desempenho, da extinção de cargos, contratação temporária e a definição de cargos típicos de Estado. Sobre este último ponto, Arthur Maia ressaltou que "o texto ora proposto mantém a solução de questão antiga, pendente desde a edição da Emenda nº 19/98, e define, com a devida parcimônia, as atividades que merecem proteção especial, por serem consideradas exclusivas de Estado. Corrige-se, contudo, em boa hora, a metodologia para tanto utilizada".
O Sinditamaraty agradece a todos os servidores filiados que se mobilizaram contra a restrição das atividades fim do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ao termo "representação diplomática" e, principalmente, contra o artigo que tratava de cargos acessórios, complementares ou de apoio. A mobilização da categoria obteve resultados e o deputado Arthur Maia alterou o termo para “Serviço Exterior Brasileiro”.
Mesmo com as mudanças propostas no relatório, a posição do Sinditamaraty é pela rejeição da Reforma Administrativa. O Sindicato acompanha cada andamento da matéria na Câmara dos Deputados.
Confira a íntegra do parecer do deputado Arthur Maia
Leia também:
MOBILIZAÇÃO CONTRA A PEC 32 - REFORMA ADMINISTRATIVA E EM DEFESA DO SERVIÇO EXTERIOR BRASILEIRO