Reivindicações históricas do Sinditamaraty pautam encontro com a secretária-geral Maria Laura da Rocha

Importante | 06 de fevereiro de 2023

Autor: Gabrielle Seraine

Membros da Diretoria Executiva, Conselho de Gestão Estratégica e Conselho Fiscal do Sinditamaraty, reuniram-se, na última sexta-feira (3), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha.

No encontro, que ocorreu na Secretaria-Geral, o presidente do sindicato, João Marcelo Melo, entregou à embaixadora, junto a outros importantes documentos relativos à pauta sindical, a carta encaminhada ao grupo de política externa do gabinete de transição do governo Lula no ano passado.

Durante o encontro, foram expostas pautas históricas do sindicato, inclusive as reivindicações dos servidores PCC/PGPE, assunto recebido com bastante atenção pela secretária-geral.

Para Alderimar Carvalho, membro do Conselho de Gestão Estratégica do sindicato e representante dos servidores PCC/PGPE na ocasião, a abertura da SG para as demandas dos servidores foi algo positivo, porém, destacou a necessidade de mobilização contínua para a categoria: "Se faz necessário saber que devemos continuar com a mobilização, pois a nossa luta depende da pressão da categoria e articulações necessárias para termos vitória”, pontuou Carvalho.

A importância de todas as carreiras do MRE foi ressaltada durante toda a reunião. Rocha confirmou que o concurso para Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria tem previsão de realização para o ano de 2023 ainda.

A embaixadora também destacou a necessidade da adequação salarial e demonstrou preocupação com a perda de pessoal qualificado em função da defasagem. Apesar disso, classificou essas discussões como custosas e afirmou que conta com o sindicato para que a pauta ganhe força junto ao Governo Federal.

“Ela pediu ao Sinditamaraty que faça sua parte junto aos ministérios envolvidos de forma a demonstrar a urgência do tema", destacou Ivana Vilela, presidente do Conselho Fiscal do sindicato e representante da carreira de Oficial de Chancelaria no encontro.

O diplomata Antonio Freitas destacou a ampla representação do Sinditamaraty, agregando as quatro carreiras do Ministério, e a importância de um sindicato combativo e atuante para pautas que beneficiem o Serviço Exterior Brasileiro como um todo, mencionando auxílio-educação, regulamentação do teletrabalho e combate ao assédio.

Outros temas que também são urgentes aos servidores foram mencionados durante o encontro, como o fluxo de carreiras e a ampliação da diversidade no MRE. Todos os documentos - que contemplam as principais pautas do Sinditamaraty - entregues à Secretaria-Geral na ocasião, estão listados ao final deste post.

Canal aberto

A secretária reafirmou a abertura de canal de comunicação sobre todos os temas que possam beneficiar o Serviço Exterior Brasileiro (SEB). Rocha reforçou a informação de que a Inspetoria-Geral e Ouvidoria do Serviço Exterior foram elevadas ao nível da Secretaria-Geral no organograma da instituição.

Nesse contexto, o Sinditamaraty reforçou a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no Ambiente de Trabalho (CPADIS) como importante instrumento de comunicação entre o servidor que se encontra em situação de vulnerabilidade e a Administração.

Ação conjunta e diálogo

Para João Marcelo de Melo, presidente do Sindy, em linhas gerais, a reunião foi positiva e encorajou a construção de ações conjuntas: “Nos pareceu especialmente positiva a disposição da embaixadora de tentar atender internamente as demandas que não exigem alteração de leis ou edição de decretos. Que esse seja o primeiro passo de uma caminhada conjunta. A primeira de muitas reuniões”, declarou Melo.

O Sinditamaraty mantém a expectativa de que o diálogo com a Administração seja mantido, tendo em vista os avanços alcançados por essa via, ao mesmo tempo em que permanece atento às ações que privilegiem melhorias nas condições de trabalho dos servidores de todas as carreiras do MRE.

Acesse aqui os documentos entregues à Secretaria-Geral na reunião de 03/02/2023:

- Carta para Sinditamaraty (ADB)
- Ofício nº 06/2023 (Resposta à ADB)
- Carta - Equipe de Transição
- Estudo - Promoções OC e AC