Reajuste salarial para servidores federais pode ser realidade em 2022

Finanças | 10 de agosto de 2021

Autor: Erika Braz

Os salários dos servidores públicos federais estão congelados desde o início da pandemia, para que a União possa somar recursos ao combate à Covid-19. Mas, depois de cerca de um ano e meio, a probabilidade de reajuste em 2022 volta a ser pauta. Isso porque o orçamento do governo federal para o ano que vem aponta a possibilidade de revisão das remunerações.

A correção salarial está sendo encampada pelo Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Segundo a entidade, o reajuste pode chegar a 8%, de acordo com o orçamento previsto atualmente. O Fonacate tem buscado reuniões junto à equipe econômica do governo para debater o tema.

Entidades representantes do funcionalismo público já começaram a pleitear a possibilidade de reajuste a fim de evitar que a revisão fique apenas para 2023. Caso o reajuste salarial aconteça, ele beneficiará os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas.

Com informações do jornal O Dia