Posicionamento SINDITAMARATY proposta salarial

Geral | 25 de julho de 2016

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de julho, à tarde, telefonema do Ministério do Planejamento com sinalização de que a contraproposta formulada pelo SINDITAMARATY poderia ser aceita por aquele órgão caso aprovada em assembleia.

A contraproposta foi construída com base em dois pilares:

garantir reposição inflacionária mínima com a concessão de reajuste no percentual de 10,8% (dez virgula oito por cento) a ser aplicado sobre a folha de janeiro de 2017 para as três carreira do Serviço Exterior Brasileiro e;

incluir no acordo a ser firmado cláusula que ofereça garantias mínimas para a continuidade das negociações sobre o reenquadramento.
A contraproposta formulada pelo SINDITAMARATY, que havia sido recusada pelo Planejamento na semana passada, é fruto de esforço que permite acomodar minimamente as diferentes expectativas dos integrantes das três carreiras em relação ao tema e tem por objetivo possibilitar o avanço nas negociações.
Em respeito aos filiados e em atendimento ao espírito democrático, a atual gestão agiu com a mais absoluta transparência na condução das negociações, subsidiando todos os atores interessados, e levando sempre as decisões de negociação para deliberação pela Assembleia.
O SINDITAMARATY acredita que as tensões e os impasses causados por esse assunto são reflexos de problemas estruturais profundos de nossa Instituição, que precisam, não apenas ser discutidos, mas solucionados. Ainda que a discussão em torno da reestruturação salarial das carreiras do SEB tenha trazido tensão, não apenas para o ambiente de atuação sindical, mas principalmente nas relações de trabalho, é possível notar o amadurecimento dos debates sobre a questão. Assim, o SINDITAMARATY espera contar com o apoio de assistentes de chancelaria, diplomatas e oficiais de chancelaria durante as negociações a serem travadas com o MRE e Planejamento daqui para frente. O SINDITAMARATY espera contar, ainda, com o apoio da alta chefia do MRE nesta próxima etapa.

Suellen Paz
Presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY)
Veja a assembleia