Plataforma do Senado Federal oferece cursos gratuitos sobre política

Serviço | 25 de abril de 2022

Autor: Erika Braz

Servidores interessados em se capacitar na área de política contam com uma plataforma on-line, gerenciada pelo Senado Federal: a Escola Pública Saberes. Ela dispõe de cursos gratuitos, com direito a certificado de conclusão, e permite que os alunos assistam às aulas e acessem o conteúdo até mesmo pelo celular.

Interessados podem inscrever-se diretamente pelo site da Saberes. Primeiro, é preciso criar uma conta usando dados como e-mail e CPF para, depois, ter acesso aos cursos abertos ao público. Com o login criado, busque no menu “Cursos sem tutoria”. Lá estarão descritas as capacitações com matrículas abertas.

O início dos cursos é imediato após a matrícula, quando todo o conteúdo é liberado para o login matriculado. Cada aluno pode fazer até dois cursos ao mesmo tempo.

Como funciona
As capacitações têm regras específicas, como o tempo para conclusão, e exigem a pontuação mínima de 70 pontos para aprovação. Alunos reprovados ou que abandonaram o curso sofrem penalidade de 30 dias sem poder se matricular em outros cursos.

Além dos temas políticos, como “Doutrina Política: Liberalismo” e “Doutrina Política: Novas Esquerdas”, a Saberes oferece cursos com temas diversos como “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”, “Ética e Administração Pública”, “Excelência no Atendimento”, dentre outros.

Cursos com mentoria de professores têm datas pré-estabelecidas e o público-alvo são servidores do Legislativo. No entanto, havendo vagas, é possível inscrever-se também.