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Ouvidoria do Servidor é um canal para denúncia de assédio moral

Geral | 10 de agosto de 2016

Autor: Sinditamaraty

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O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) orienta os filiados que, em caso de assédio moral, denunciem à Ouvidoria do Servidor. Criada pela Secretaria de Relações de Trabalho do Serviço Público do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - SRT/MP, em 2003, a Ouvidoria do Servidor tem como função fazer a interlocução entre o servidor e a Administração Pública.


Conheça a Ouvidoria do Servidor
Segundo o Ministério do Planejamento, a maioria das mensagens encaminhadas à ouvidoria são denúncias de assédio moral e abuso de poder. Nesses casos, a Ouvidoria recepciona as denúncias e busca consultar as partes envolvidas. Um caso de ampla repercussão foi o de dois diplomatas denunciados por assédio moral e sexual, homofobia e desrespeito. Após receber a denúncia, a Ouvidoria acionou o Itamaraty e o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), o que resultou em abertura de Processo Administrativo Disciplinar.
Dentre os temas mais demandados pelos servidores e cidadãos à Ouvidoria, também estão “consignatárias/consignações e “remuneração/exercícios anteriores” além de “condições de trabalho, gratificações, ética e conduta”.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 42% da população brasileira já sofreu alguma forma de assédio moral no Brasil. Especialistas afirmam que o setor público é um dos ambientes onde a prática mais se prolifera, tornando recorrente em muitos órgãos públicos onde predominam o menosprezo e a indiferença ao sofrimento dos servidores.
Não seja refém do assediador. Denuncie!
Ouvidoria do Servidor
Mais informações: http://zip.net/bbsF79