Orçamento de 2021 prevê contratação superior a 50 mil servidores públicos

Geral | 23 de outubro de 2020

Em 2021, concursos serão promovidos para a contratação de 50.946 servidores públicos para os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. É o que prevê o Orçamento do ano que vem, enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional para análise e votação.

Caso a contratação destes mais de 50 mil servidores realmente aconteça, a União deve desembolsar R$ 2,4 bilhões - a maior parte, R$2,1 bilhões, para o poder Executivo. As contratações somariam R$ 4,5 bilhões aos gastos anuais da União já a partir de 2022.

A necessidade de mais contratações para o funcionalismo público se dá também por causa da previsão de 110.481 aposentadorias de servidores até 2025, segundo levantamento do Ministério da Economia.

Oportunidade para o SEB
O Sinditamaraty defende que algumas destas vagas sejam destinadas a repor e reforçar os quadros do Serviço Exterior Brasileiro (SEB), atualmente defasados (veja nota sobre isso).

O Sindicato acredita que, no momento em que o SEB foi tão importante na repatriação dos brasileiros prejudicados pela pandemia da Covid-19 em todo o mundo, seja oportuno para repor os quadros a realização de concursos públicos para todas as carreiras do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

"Mesmo sem incluir as quase 900 vagas de Oficial de Chancelaria que precisam de regulamentação, ainda temos cerca de 200 vagas ociosas de OCs, apesar da infusão de novos colegas do último concurso, e cerca de 700 vagas de Assistentes de Chancelaria”, destaca o presidente do Sinditamaraty, João Marcelo Melo.

Futuros concursos
De acordo com o Ministério da Economia, a pasta vai avaliar caso a caso os pedidos de realização de concurso público para o ano que vem.

O projeto Orçamentário de 2021, com previsão de R$ 338,4 bilhões para gastos primários com pessoal e encargos sociais, ainda não tem data marcada para ser votado pelos deputados e senadores.