"O trabalho jamais deveria ser fonte geradora de doenças mentais ou físicas", alerta o presidente do Sinditamaraty neste 1º de maio

Geral | 30 de abril de 2019

O Dia do Trabalho, celebrado mundialmente, é um momento de refletirmos sobre a importância da busca por melhores condições laborais e, consequentemente, melhores condições de vida.

Diversos benefícios que temos hoje, como a licença maternidade, férias e 13º salário, são o resultado da luta de homens e mulheres que não pouparam esforços para conscientizar empregadores e governos que as necessidades dos trabalhadores eram mais amplas do que se pensava - e do que era oferecido.

Os avanços em direção a essa conscientização são sempre significativos, mesmo que pareçam pequenos. Proporcionar qualidade de vida no ambiente laboral, faz toda a diferença na produtividade do trabalhador. Zelar pela integridade física e emocional, também.

É por isso que, nos últimos anos, o Sinditamaraty tem tido o cuidado em atender as demandas que vão além das atividades desempenhadas pelos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Chamando a atenção para os casos de assédio físico e moral; oferecendo ginástica laboral para a prevenção de doenças; e o acolhimento emocional por meio do atendimento psicológico.

A entidade aceitou o desafio de trabalhar em parceria com o recém-inaugurado Núcleo de Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho – equipe que tem por meta desenvolver atividades que proporcionem um ambiente de trabalho saudável.

Nesse sentido, celebramos a decisão do Setor de Assistência Médica e Social (SAMS) em criar a Sala de Apoio à Amamentação, inaugurada há seis meses. Antes mesmo desse passo, o Sindicato já trabalhava para a implementação do projeto Mãe Nutriz, que regulamentaria a redução da jornada de trabalho para as lactantes.

Resta ainda muito a ser feito no sentido de prover qualidade de vida no ambiente laboral. O trabalho jamais deveria ser uma fonte geradora de doenças mentais ou físicas. É fundamental que a força de trabalho, em qualquer órgão, seja tratada como principal patrimônio da instituição. E é com esse propósito que o Sinditamaraty vem lutando há dez anos por todos os servidores, por todas as carreiras.

Neste dia, parabenizamos você, servidor, pela dedicação e comprometimento, que edificam o Serviço Exterior Brasileiro. Contamos com seu empenho para construir o Itamaraty que queremos.

Ernando Neves
Presidente do Sinditamaraty