Novidade tecnológica: aposentados e pensionistas poderão fazer a prova de vida remotamente

Serviço | 21 de maio de 2021

Autor: Erika Braz

Os quase 700 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Regime Próprio de Previdência Social não precisam mais fazer a prova de vida exclusivamente de forma presencial. Depois da fase de testes, já está disponível a prova de vida digital, feita por meio da biometria, de qualquer local no Brasil ou no exterior, em qualquer horário.

A prova de vida digital só será possível para aqueles que tiverem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem não tiver este cadastro precisará ir até a agência bancária onde recebe o benefício para comprovar que está vivo, até que a biometria seja feita.

Segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a prova de vida digital é uma medida de combate à Covid-19, porque evita que os aposentados e pensionistas tenham que ir presencialmente às agências bancárias.

Como fazer a prova de vida digital
Para fazer a comprovação de vida remotamente, é preciso acessar o aplicativo SouGov.br, lançado recentemente pelo governo federal. Este aplicativo já está em operação e substituirá o Sigepe a partir do dia 3 de junho deste ano. Ele foi criado exclusivamente para os servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.

A comprovação digital será possível graças à validação facial, conforme instruções do aplicativo SouGov.br. Este “app” vai disponibilizar os comprovantes da prova de vida e enviar lembretes sobre os próximos prazos. Por meio dele, os usuários também podem acompanhar tudo sobre a prova de vida seja ela digital ou não.

Neste primeiro momento, o SouGov.br está disponível apenas para celulares com os sistemas Android e iOS. Segundo o governo federal, a versão para computadores será lançada no próximo mês. Os aposentados e pensionistas devem criar suas contas de login do aplicativo no site Gov.br.

Veja detalhes da prova de vida digital