Nota de Pesar: José Calixto Ramos, presidente da NCST

Nota de Pesar | 04 de fevereiro de 2021

Autor: Erika Braz

É com imenso pesar que o Sinditamaraty recebeu a notícia da morte de José Calixto Ramos, presidente Nova Central Nacional de Trabalhadores (NCST) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria (CNTI). Ele faleceu em Recife, às 23:45 desta quarta-feira, 3 de fevereiro, por complicações da Covid-19, aos 92 anos.

O movimento sindical está em luto. “É a perda da maior e melhor referência do movimento sindical brasileiro de todos os tempos. Mestre na arte de negociar, magnânimo na arte de representar, insuperável como condutor do destino de milhões de trabalhadores. Era bem mais que um líder, era um estadista”, diz a nota assinada pelo presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos. A entidade decretou luto oficial por sete dias.

"Foi um grande líder e inspirava a todos com sua humildade e solidariedade. Não mediu esforços no processo de homologação da carta sindical do Sinditamaraty e nas greves dos servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE)", lembrou a assessora sindical do Sindy, Eliane Cesário.

Com tristeza pela perda, o Sinditamaraty apresenta os sinceros pêsames à família e aos amigos de José Calixto Ramos.