MRE anuncia concurso para diplomata com 50 vagas e medidas de proporcionalidade de gênero
Geral | 12 de julho de 2024Autor: Gecom Sindy
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou hoje (12), no Diário Oficial da União, o edital do concurso para diplomata, oferecendo 50 vagas.
A organização do concurso ficará a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A seleção será realizada em duas fases. A primeira fase incluirá provas objetivas de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
A segunda fase consistirá em provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, e um idioma adicional, que pode ser Língua Espanhola ou Língua Francesa.
As inscrições poderão ser feitas no site http://www.cebraspe.org.br/concursos/irbr_24_diplomacia, a partir das 10h do dia 15 de julho até às 18h do dia 26 de julho de 2024.
Proporcionalidade de gênero
Pela primeira vez, o edital prevê convocação adicional de até 75 candidatas do gênero feminino para a segunda fase do concurso, em conformidade com a legislação vigente sobre o tema.
O objetivo é aumentar o número de mulheres na segunda fase visando promover maior proporcionalidade de gênero entre os aprovados no concurso.
A presidente do Sindy, Ivana Vilela, ressaltou que esse é mais um importante passo para que exista maior representatividade no MRE: “incentivar uma maior pluralidade de pessoas e de pensamentos, trazer a diversidade para dentro do Itamaraty é fundamental para que possamos cumprir melhor nossa missão institucional e proporcionar serviços de qualidade para nossos cidadãos”.
📌 Acesse o edital em https://bit.ly/3S6i6RI