Associados do CONAC aprovam dissolução do Conselho

Geral | 31 de maio de 2016

Cento e quarenta e dois associados do Conselho Nacional de Assistentes de Chancelaria (CONAC) votaram favoravelmente à dissolução da entidade, superando 1/5 do total de votos (439) necessários para a aprovação da extinção.

No total, 149 assistentes de chancelaria participaram da votação que ocorreu entre os dias 13 e 30 de maio. Destes, quatro votaram contra e três se abstiveram.

Segundo a presidente do CONAC, Maris Stella Sodré Maluly, a extinção do Conselho tem como objetivo reunir todos os assistentes de chancelaria em uma representação mais forte. “O nosso Conselho cumpriu bem seu papel. Agora ele só existe como pessoa jurídica. Na realidade todas as ações tomadas são feitas pelo SINDITAMARATY, que é a entidade que devemos fortalecer”, explicou.

Maluly lembrou também que o CONAC deu origem ao Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações (SINDITAMARATY) e convocou os associados do Conselho que ainda não se filiaram ao SINDITAMARATY a fazê-lo. A filiação não é automática, deve ser solicitada pelo interessado.

Como se filiar

Conforme esclarecido em assembleia, no dia 11 de maio, com a extinção do CONAC, o SINDITAMARATY passa a ser o autor das ações jurídicas em curso, sem nenhum prejuízo para o andamento dos processos.

Resultado votação

Por Adriana de Araújo