Greve dos servidores do Itamaraty entra na terceira semana

Geral | 05 de setembro de 2016

Greve dos servidores do Itamaraty entra na terceira semana, nesta segunda-feira (05), sem solução para o impasse da negociação salarial, travada desde 2015, porque o governo federal não atende o principal pleito da categoria: a equiparação salarial com as demais carreiras típicas de Estado. A greve, deflagrada no último dia 22 de agosto, tem adesão de servidores do Brasil e de mais de 100 postos no exterior, incluindo embaixadas, consulados, delegações e missões.

Na semana passada, o Secretário-Geral das Relações Exteriores, Marcos Galvão, recebeu representantes do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY) para uma reunião de negociação, mas não houve avanços em relação à pauta de equiparação.

Na noite da sexta-feira (02), os servidores foram supreendidos com a publicação em boletim interno dos nomes do grevista. Em nota, o SINDITAMARATY declarou que a medida é uma tentativa de intimidação à categoria e prejudica a tentativa de construção do diálogo.

As negociações salariais com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão começaram há um ano e meio e, desde então, o órgão encaminhou por diversas vezes a mesma proposta de reajuste linear de 27,9%. O percentual foi rejeitado pela categoria em pelo menos três oportunidades.

Programação da greve
O cronograma de greve desta segunda-feira (05) contou com a exibição do filme O Palácio Francês (Quai d’Orsay). Durante a semana, os grevista participam de planfletagem com objetivo de convencerem mais servidores à aderirem a greve e também de ato público em frente ao Palácio do Planalto.

Veja a programação completa

Por Adriana de Araújo